sexta-feira, 31 de julho de 2009

Clinton em luanda no dia 9

Posted by Paulo | sexta-feira, 31 de julho de 2009 | Category: |


A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, inicia no dia 9 do próximo mês uma visita de 24 horas a Luanda a convite do seu homólogo angolano, o ministro das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos. Fonte diplomática disse a O PAÍS que Hillary Clinton será recebida no aeroporto 4 de Fevereiro pelo seu homólogo angolano e de lá seguirá para o Palácio da Cidade Alta, onde será recebida em audiência pelo presidente da República José Eduardo dos Santos.

Observadores políticos dizem acreditar que neste encontro poderá ser abordado não só o estado das relações entre os dois países, como eventualmente poderá ser focada a possibilidade de trocas de viagens presidenciais que, até agora, só se verificou numa perspectiva unívoca, de Angola para os Estados Unidos.

Seguidamente, entrevistar-se-á com o primeiro-ministro Paulo Kassoma, estando ainda reservada, na sequência do cumprimento da sua agenda, uma recepção na Assembleia Nacional, onde será recebida pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos. Hillary Clinton manterá ainda um encontro de trabalho com as autoridades militares angolanas, nomeadamente com o ministro da Defesa, general Kundi Paihama e o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, general de exército Francisco Pereira Furtado.

O encontro de Clinton com a estrutura militar pode explicar-se pelo facto de estar já em curso programas de cooperação no domínio da formação dos efectivos militares angolanos em matéria de capacitação em operações de salvamento em caso de catástrofe humanitária, além do programa de combate à incidência do VIH-SIDA entre os militares e ainda a formação em língua inglesa. Vários oficiais generais das forças armadas americanas já visitaram o país para dar outro fôlego a estes programas, o que certamente deverá ser aproveitada a ocasião para a busca de novos caminhos para o aperfeiçoamento desta cooperação.

A encerrar a sua jornada de trabalho em Angola, entrevistar-se-á com o ministro das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos. Em todos estes encontros espera-se uma abordagem ao incremento das relações bilaterais e a procura de outras áreas de cooperação que não seja o tradicional sector do petróleo, onde os Estados Unidos da América marcam presença há mais de 40 anos através da Cabinda Gulf Oil Company.

O site da Internet do Departamento de Estado Norte-americano detalha que Hillary Clinton vai enfatizar nesses encontros com os estadistas do continente e membros das sociedades civis, o facto de ser necessário enfatizar a África como um lugar de oportunidades, construído na base de um clima de ética e responsabilidade.

Lê-se ainda no mesmo site que Hillary Clinton “vai sublinhar o engajamento americano na construção de parcerias com os governos, sector privado, organizações não governamentais e cidadãos individuais na construção de sociedades em que os indivíduos possam realizar o seu potencial”. Hillary Clinton deverá encorajar ainda a busca de novas soluções para velhos desafios do continente.

Nesta sua tournée iniciada no Quénia e terminará em Cabo Verde, Hillary Clinton far-se-á acompanhar do secretário para a Agricultura, Tom Vilsack, do seu assistente para os Assuntos Africanos, Johnnie Carson e o representante do Comércio dos Estados Unidos da América, Ron Kirk.

Currently have 0 comentários:


Leave a Reply